domingo, 1 de dezembro de 2013

Cargos e funções: o que os jornalistas fazem nas redações e quais os termos usados - Parte III: Edição de Texto

Depois de chegar às redações de telejornalismo, serem anotados os detalhes sobre o ocorrido e o repórter ir à rua "fazer" a matéria, é chegada a hora de transformar tudo aquilo num VT (matéria, reportagem). É nesse momento que entra o papel do Editor de Textos. 

O Editor é o jornalista responsável por montar esse quebra-cabeças junto ao repórter. É ele quem vai escrever o "OFF" (texto da reportagem) junto com o repórter. Quando uma reportagem está pronta para ir ao ar, é do editor a responsabilidade pelo o que foi noticiado. Por que? Porque cabe ao editor a tarefa de transcrever o que foi apurado e avaliar quais as informações mais relevantes para a matéria. 

Esse profissional tem que aliar a capacidade de síntese, da classificação e um olhar diferente de todos os envolvidos, juntando seu profissionalismo de manter respeito no trabalho dos outros jornalistas ao seu filtro construído em sua carreira. 

O editor precisa olhar cada reportagem de maneira objetiva, sem deixar de lado a sensibilidade pelo o que está escrevendo e o respeito às "personagens" das reportagens. O que foi dito precisa ser filtrado por conta do tempo de televisão, mas sem deixar que isso prejudique o conteúdo a ser passado ao telespectador. Além disso, é necessário que o editor de texto em televisão tenha certo gosto pelo audiovisual, pois como "tv é imagem", tem-se que levar em conta as melhores imagens relacionadas ao conteúdo. O trabalho árduo do editor depende das informações que ele obtém junto aos repórteres, produtores, apuradores e chefes de reportagem porque é com base nisto que ele vai justificar suas escolhas e a maneira como aquilo foi transmitido.

Caso a informação diga 10 e não 12 por cento, é do editor que o editor-chefe, o executivo e até mesmo os chefes de redação cobrarão. Por isso a importância. 
Indispensável também é o senso crítico e ceticismo que norteiam os jornalistas, porque, atrelado à sua experiência, caberá a ele ajudar os produtores e repórteres a direcionar os rumos da matéria. 

Os editores pensam também nos complementos à matéria, dão os rumos de acordo com o perfil do jornal e sugerem até mesmo as melhores imagens. Junto aos editores de imagem, vão pensar nos modos de contar a história, as melhores trilhas (caso haja), as melhores imagens e o melhor modo de transformar todo aquele mar de informações num texto conciso e completo de poucos minutos. 

Mari e Lú, com certeza duas das melhores editoras que existem e com quem tive o prazer de trabalhar./ Créditos: divulgação, facebook
 O trabalho de pensar no que vai ser noticiado, montar, casar imagens e texto é um trabalho que me fascina. Poder juntar todo o trabalho de tanta gente e deixar a matéria bonita, suave e contextualizada, além de fazer com que o telespectador entenda o que deveria ser feito é significativo para qualquer jornalista.