Chefia de Reportagem: A chefia de reportagem é a área da redação responsável por gerenciar as pautas, os repórteres na rua e também por cuidar das notícias factuais. É conhecida entre os jornalistas do meio como "central de resolução de problemas", e o nome faz jus ao que ela representa. É dela a responsabilidade de passar aos repórteres as pautas feitas pela produção, cuidar de agendas, prestar atenção no "factual", coordenar links, cuidar da escala de reportagem e também é dela a decisão, junto ao editor-chefe do telejornal, de substituir uma matéria pré-produzida pela pauta/produção por alguma notícia de muito destaque quando não há repórteres suficientes para cobrir tal fato.
A tarefa de coordenar essas ações não é fácil e exige da pessoa que vá desempenhar esta função certo gosto por agitação. A primeira coisa que um chefe de reportagem faz quando chega na redação, é ler e se atualizar dos fatos ocorridos fora de seu turno de trabalho.
Nesse momento, é de extrema importância a relação com a rádio-escuta. Esta geralmente faz um relatório do que aconteceu com mais destaque e passa para a chefia. Esse relatório é analisado pela Chefia de Reportagem e os fatos são passados junto com os editores executivos dos telejornais, que conversam com o editor-chefe e ele escolhe o que será noticiado no jornal.
As coberturas ao vivo e as notícias mais "quentinhas" também são de responsabilidade da chefia de reportagem. Como este é o departamento que supervisiona a escuta, é dela que será cobrado caso haja desencontro de informações.
É a chefia quem organiza a distribuição de equipamentos de reportagem (câmeras, microfones, aparelhos de áudio) junto à coordenação de equipamentos técnicos (na Globo, esse departamento chama-se Gerop e no SBT, Operações Externas).
Mesa da Chefia de Reportagem da TV Globo nos anos 70. O telefone, os jornais e um mapa da cidade. / Créditos: divulgação na internet. |
A pauta de uma matéria de televisão é composta geralmente por três itens: a proposta, onde, em poucas linhas, o produtor descreve o que será a matéria - "vamos abordar o aumento da gasolina pelo país, seus impactos para a população e também para os empresários donos de postos de gasolina. Faremos um panorama do aumento anual da gasolina e explicamos o porquê do aumento nesse momento." Depois, vêm o roteiro, onde é descrito quem serão os entrevistamos e brevemente sobre o que eles irão falar - 1) posto de gasolina x, no endereço x, no horário y. O entrevistado fala sobre os impactos do aumento no seu posto; 2) especialista no assunto, data, horário e local, etc. Em último lugar e não menos importante, os dados. De onde partiu a matéria e as informações relativas ao assunto, com datas e fontes. Os dados devem ser de fontes oficiais, pois serão usados na composição da matéria.
Esse setor sofre um certo bullying da redação porque, após a rádio-escuta, geralmente são os focas do jornalismo é quem compõem essa área da redação e, quando não dá certo na rua, a culpa é da pauta. Essa parte merece certa atenção, porque há repórteres e repórteres nas redações. Existem repórteres que, por conta dessa certa comodidade, com o tempo perdem o costume de apurar as informações por conta própria. Por outro lado, há produtores que não apuram muito bem as pautas, assim, quando os repórteres vão para a rua fazer a matéria, aquilo não era bem o que estava escrito na pauta. Em todo caso, vale a atenção a estes dois aspectos.
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Pauta do extinto "SBT Notícias". / Créditos: Júnior Batista |
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